Floresta do Rajo – Projeto Agroflorestal
“Para a vida prosperar neste planeta, tem de existir uma imensa biodiversidade”
David Attenborough
“Para a vida prosperar neste planeta, tem de existir uma imensa biodiversidade”
David Attenborough
Esta frase citada acima mostra sucintamente uma ou mais ações que cada ser humano deveria encetar na sua vida, para que a sua presença fosse justa e generosa para com todos os seres que habitam no nosso maravilhoso e belo planeta Terra, a nossa casa nesta vida.
E foi com este intuito que surgiu este projeto, isto é, regenerando BIODIVERSIDADE através de uma das formas mais fabulosas: a concepção de uma Agrofloresta.
Esta define-se como a criação de um espaço natural constituído por todos os estratos vegetais, imitando a sucessão ecológica que potencia, no espaço e no tempo, a oportunidade de inúmeras espécies se interligarem e se apoiarem umas às outras de uma forma autosustentável e regeneradora de todo o sistema.
Porque a Agrofloresta contribui em simultâneo para o incremento da microbiologia do solo e para o aumento da fotossíntese (sequestro de dióxido de carbono), obtendo-se em retorno alimentos e tantos outros benefícios. É um sistema em que todos os intervenientes são ganhadores.
Desde o inicio do projeto, Janeiro 2021, plantaram-se em todo o terreno cerca de 75 árvores, 21 arbustos, diversas hortícolas, 4 linhas de agrofloresta (total de 65 metros lineares com imensa diversidade de sementes, estacas e plantas).
Constituiram-se, no conjunto do terreno, sebes, um bosque, um maravilhoso prado de cerca de 1000 m 2 , tudo de uma forma completamente orgânica e natural, usando apenas o que a natureza nos oferece criando uma imensa biodiversidade vegetal. Também se preservou ao máximo a flora espontânea que nos mostra qual a matriz edafo-climática principal do espaço.
Atualmente, a Floresta do Rajo, nome do projeto, possui centenas de espécies diferentes desde árvores a herbáceas.
O projeto Floresta do Rajo é orientado por uma Engenheira Florestal experiente que está muito feliz por puder partilhar o seu conhecimento e cooperar com todos os intervenientes no projeto, inclusive o compromisso de voluntários da WOOF.
O terreno da Floresta do Rajo com cerca de 7300 m 2 é na sua essência um espaço experimental e pedagógico, que apresenta desafios técnicos (solo com pH muito elevado, bastante argiloso, baixo teor em matéria orgânica e baixo índice de fósforo extraível) e humanos (falta de mão-de-obra) que, com criatividade e boa vontade da comunidade espiritual vizinha, se conseguem superar.
A Floresta é contígua ao Ashram Ram Dass Guru que segue as tradições do Kundalini Yoga & Sikh Dharma. Este bem afortunado acontecimento proporciona aos visitantes e estudantes do Ashram a oportunidade de interagir e usufruir desta experiência agroflorestal assim como de fomentar um forte sentido de reciprocidade com a Mãe Terra.
Se estiver interessado, fique atento. Em breve estarão disponíveis workshops de formação e visitas ao local.
As leis da natureza são dadas, não nos cabe criá-las ou modificá-las.
Temos de agir de forma benéfica para todos os participantes,
todos os atingidos, de modo a voltarmos a ser considerados
seres úteis e bem-vindos no sistema
Ernst Götsch