- Roda de Cura -
Um Curso de Medicina Herbal
Online ou Híbrido

Esta série em cinco módulos é uma introdução ao herbalismo terapêutico, orientada através das qualidades dos sabores, aspecto energético e acções herbais. Um dos objetivos desta formação é de que os participantes passem a incluir a fitoterapia no seu dia-a-dia.

Há 2 formatos:

  • Curso Online, terão acesso a: 
    • 5 Aulas online ao vivo com Olivia Fite,
    • 5 Vídeos de passeios botânicos de reconhecimento de plantas medicinais com Fernanda Botelho
    • Vários vídeos de preparação de remédios caseiros + receitas
    • Material Didáctico (PowerPoint da aula)
    • Espaço para perguntas e respostas (acesso a plataforma Sutra)

 

  • Curso Híbrido (online + presencial), terão acesso a:
    • 5 Aulas online ao vivo com Olivia Fite
    • Material Didáctico (PowerPoint das aulas)
    • Espaço para perguntas e respostas (acesso a plataforma Sutra)
    • + 2 dias completos presenciais com a Fernanda Botelho em Santa Susana – Sintra para passeio + aulas de reconhecimento e identificação de plantas e preparações práticas de ‘remédios’
    •  

O curso é ministrado em inglês e português com tradução, se necessário.

Para mais informações, contacte gurujot@quinta-do-rajo.pt

Roda de Cura

Programme Content

Descubra plantas medicinais de sabor doce e neutro, como o alcaçuz, malva e tília. Frequentemente ervas doces e hidratantes actuam sobre a imunidade, acalmando o nosso sistema nervoso e melhorando os problemas de pele. Este módulo irá introduzir remédios Doces específicos e demonstrar como incorporá-los na sua alimentação e na sua vida.

A desintoxicação é um tema favorito nos círculos de saúde holística, levando frequentemente a protocolos excessivamente caros e extremos.
Este módulo explora formas seguras, fáceis, naturais e acessíveis de desintoxicar suavemente o organismo. Os participantes aprenderão sobre remédios específicos, tais como urtigas, parietária, funcho marítimo, e algas marinhas medicinais.

Ervas amargas como a alcachofra e a camomila têm uma longa história como remédios digestivos. Plantas acres, como a verbena e a serralha ou o dente-de-leão, são poderosas (mesmo em pequenas doses), ajudando-nos a acalmar a mente acelerada e a entrar no
nosso corpo consciente. Aprenda a extrair, usar e dosear estas plantas poderosas que tanto fazem pelo estômago e pelo espírito.

Plantas aromáticas como a erva cidreira e a alfazema têm a capacidade de melhorar a disposição e abrir o coração. Especiarias como o gengibre e a malagueta são frequentemente utilizadas para estimular melhorar a circulação e aliviar a estagnação. Junte-se a nós e descubra como as plantas ricas em compostos aromáticos podem trazer mais movimento e alegria à sua vida.

As ervas azedas e adstringentes refrescam e tonificam os tecidos. Este módulo introduz ervas como a agrimónia, a folha de framboeseiro ou de silvas, a tanchagem ou os mirtilos, remédios herbais usados interna e externamente para tratar feridas, pequenos sangramentos, para aliviar inflamações, e tonificar tecidos. Iremos também demonstrar como fazer cataplasmas cicatrizantes e unguentos.

Estrutura

Este curso inclui por cada módulo:

Formato Online:

• 1 Aula ao Vivo via Zoom de 3h cada
• Vídeos com conteúdo para verem em diferido durante a semana.
• Passeio herbal com Fernanda Botelho • Demonstrações prácticas de preparações com Olivia Fite
• Acesso à plataforma Sutra para troca de experiências e de material didáctico.
• Disponibilização de Powerpoint
• Avaliação sumativa

No Formato Híbrido:

• 1 Aula ao Vivo via Zoom de 3h cada
• Acesso à plataforma Sutra para troca de experiências e de material didáctico.
• Disponibilização de Powerpoint
• Avaliação sumativa
• 2 dias de aulas com passeio presencial de reconhecimento e identificação de plantas + preparações com Fernanda Botelho

Teachers

Fernanda Botelho

Autora | Herbalista

Fernanda Botelho

Fernanda Botelho nasceu em Tojeira/Sintra em agosto de 1959.
Aos 18 anos viaja para Londres onde estuda antroposofia e plantas medicinais, pedagogia Waldorf e Montessori, ioga, fotografia, etc.

Aí viveu 17 anos salpicados por muitas outras viagens; Índia, Indonésia, América do Norte e do Sul, Caraíbas, Itália, França, Marrocos, Grécia, etc.
Apaixonada por jardins botânicos, é frequentadora assídua de Kew gardens . Absorve o que vê, fotografando e escrevendo.

Publica anualmente desde 2010 agendas de plantas medicinais, três livros infantis “Salada de flores” “Sementes à solta” e “Hortas aromáticas”. “As plantas e a saúde”, guia de remédios caseiros” e “Uma mão cheia de plantas que curam, 55 espécies espontâneas em Portugal”.

Organiza passeios botânicos e dá workshops sobre plantas medicinais.
Em Portugal continua a viajar, partilhando com entusiasmo o seu conhecimento das plantas, escreve em
revistas e sites de jardinagem, tem o curso de guia de jardim botânico da Universidade de Lisboa, tendo orientado visitas às plantas medicinais dos jardins da Fundação Calouste Gulbenkian e do jardim botânico de Lisboa, jardim das aromáticas no Funchal, jardim Botânico do Faial, etc.
Construiu jardins de plantas medicinais nos Capuchos e na Pena, em Sintra, onde também deu formação.
Colabora com a revista Jardins, com o http://www.portaldojardim.com
Teve uma rubrica semanal na Rádio Clube de Sintra (RCS) sobre estes temas. Tem sido convidada a participar em vários programas de televisão sobretudo da RTP 1. Tem vários projetos de escrita em mãos, em pés, cabeça e coração. Gosta de comunicar, jardinar, viajar, escrever e fotografar.

Herbalista Cliníca

Olivia Fite

Beleza e paz foram os dois primeiros presentes que as plantas me ofereceram. Enquanto estudava arte na faculdade, as plantas tornaram-se as minhas musas. Muitos anos depois, enquanto lutava com problemas crônicos de saúde, eu redescobri as plantas como remédio.

Inspirada em expandir e compartilhar esse conhecimento, obtive um mestrado em Fitoterapia Ocidental Clínica (Fitoterapia) da Universidade de Maryland de Saúde Integrativa (2009-2012).

Nos últimos 8 anos, tenho trabalhado como fitoterapeuta, a confecionar os meus remédios caseiros e a dar aulas, tudo com o objetivo de capacitar as pessoas para cuidar de si e de suas famílias com remédios úteis e eficazes respeitando ao mesmo tempo o planeta.

Atualmente moro em Portugal com o meu marido português e nossas duas filhas. Estou muito feliz com a oportunidade de partilhar o meu amor pela medicina herbal com vocês aqui em Portugal.

Fees and Registration

Se pretender ficar na lista de interessados desta formação, para ser avisado quando houver nova data, por favor preencha o formulário abaixo.

Shopping Basket
en_GBEnglish