Ciclos de Vida & Ciclos Lunares:
Plantas Medicinais da Menstruação à Menopausa

Este curso pretende focar-se na utilização segura e efetiva de plantas medicinais para o sistema reprodutor feminino no período que vai desde a primeira menstruação à menopausa.

Iniciaremos uma jornada que nos levará a viajar pelas alterações hormonais que ocorrem durante os ciclos lunares e os ciclos de vida pessoais e a forma como as plantas nos podem auxiliar nesses processos.

Este curso resulta de uma colaboração que envolve nutricionistas, parteiras, doulas, instrutores de yoga e herbalistas. O grupo de formadoras é um grupo internacional de mulheres que estão todas actualmente a viver em Portugal.

O curso será online e ensinado tanto em inglês como em português, com aulas gravadas e com tradução. Haverá 2 sessões de perguntas e respostas online, ao vivo, no meio e fim do curso. 

Esperamos que se possa juntar a nós para esta extraordinária oportunidade de construir uma ligação com as plantas e o povo das plantas de Portugal.

Plantas com as quais irá construir relações profundas durante este curso:

Pelargonium graveolens –  Rose Geranium – Gerânio-rosa
Salvia spp. – Sage – Sálvia
Urtica dioica – Nettle – Urtiga
Asparagus racemosus – Shatavari
Achillea millefolium – Yarrow – Milefólio
Rubus idaeus – Red Raspberry Leaf – Framboesa
Leonurus cardíaca – Motherwort – Algripalma
Artemisia vulgaris – Mugwort – Artemisa
Vitex agnus-castus – Chaste tree – Árvore-da-Castidade
Calendula officinale- Calendula- Calêndula
Melissa officinalis – Lemon balm – Cidreira
Withania somnifera – Ashwagandha

E muitas mais!

O que irá aprender?

Descobriremos de que forma as plantas podem ser nossas aliadas no tratamento de:

    • síndrome pré-menstrual (SPM)
    • amenorreia
    • dismenorreia
    • sintomas associados à menopausa
    • fertilidade
    • apoio na lactação
    • problemas vaginais e urinários
    • desequilíbrios hormonais

Para quem é este curso?

Apesar do foco deste curso ser a saúde feminina,
todos os géneros são bem vindos.

Esta será uma boa oportunidade para adquirir algum conhecimento em fitoterapia para assim poder prestar algum apoio a si próprio e à comunidade que o rodeia.

Temas:

Formadoras

Herbalista Clínica

Olivia June Fite

Olivia tem estado dedicada a adquirir e partilhar a sabedoria da medicina vegetal como a medicina popular durante 10 anos. Ela tem um Mestrado em Herbalismo Ocidental da Universidade de Saúde Integrativa de Maryland (EUA). Em 2012 fundou a O'Herbals, uma clínica privada em Baltimore, MD, onde serviu como herbalista clínica e nutricionista para centenas de indivíduos.
Nos últimos 2 anos (em Portugal) tem vindo a estudar plantas medicinais locais, criando 2 crianças pequenas e tentando aprender português. Para além de criar uma programação herbal para a Quinta do Rajo, Olivia oferece mentorias e consultas sobre ervas. Pode obter uma amostra de o seu trabalho via Instagram @Olivia_Oherbals

Autora | Herbalista

Fernanda Botelho

Fernanda Botelho é a mais conhecida entusiasta de Plantas e Ervas de Portugal. Enquanto vivia em Londres, Fernanda adquiriu formação herbal de Christopher Hedley e mais tarde na Escola Escocesa.
Depois de voltar a Portugal e durante os últimos 25 anos, Fernanda trabalhou como herbalista, tendo incluído muita escrita, fotografia e ensino sobre plantas medicinais.

É autora de três livros infantis de plantas medicinais e vários livros para adultos, incluindo "As plantas e a saúde", "Uma mão cheia de plantas que curam", "O meu herbário de plantas medicinais", e agendas/jornais anuais de ervas medicinais dos últimos dez anos. Ela tem sido entrevistada para muitos programas de rádio e televisão em Portugal e está sempre ocupada a falar em nome da Mãe Terra.

Professora de KY & Celebrante

Satya Kaur

Satya é portuguesa tendo vivido grande parte da sua vida em Londres. É co-fundadora e directora da Escola Internacional de Karam Kriya (Reino Unido) e do Ashram na Quinta do Rajo (Portugal). Foi parteira durante 9 anos e actualmente partilha o seu conhecimento de 40 anos de yoga e 9 anos como obstetra através da formação “The Mother´s Journey”. Forma instructores de Kundalini Yoga desde 2001.
Satya aliou-se ao movimento da Tenda Vermelha em 2012 e conduz círculos de mulheres desde então, sobretudo na Europa. O seu compromisso perante o herbalismo e a permacultura tem crescido nos últimos 3-4 anos.

Herbalista

Daisy Mae

Daisy Mae é uma Herbalista Clínica sediada no Algarve, Portugal. A sua vida foi sempre sobre a compreensão da Sabedoria do mundo natural e da nossa ligação dentro dela. Ela qualificou-se como herbalista clínica em 2004 e tem trabalhado com a práctica clínica a tempo inteiro e dando formação desde então. Daisy é a fundadora de Ceratonia Gardens que é um centro de cura e educação no Algarve.

Herbalista Clínica

Maureen Robertson

Kundalini Yoga teacher certified by KRI, at levels I, Il and III. I also trained in the 21 Stages of Meditation. I am a trainer of these teachings. Trained in Sat Nam Rasayan, healing from a meditative state of expanded consciousness. I later trained in the Science of Karam Kriya Spiritual Numerology, which I teach and use in personalized consultation. I belong to the team of Pre and Postnatal Yoga trainers "The Mother's Journey". Teacher trainer for pelvic floor care and rehabilitation. Co-author of the manual for teachers of Children's Yoga, Adolescence and Family Yoga, edited by "Tus Libros Libres". In 2010 l participated in the creation of the NGO Nam, today Esfera Ahimsa Nam Anand, assuming the job of presidency that I continue to develop.

Durante este tempo ela teve 3 filhos, todos nascidos em casa e aconselhou muitos pacientes e estudantes em relação ao apoio herbal antes, durante e após o parto. Ela concebeu o que era carinhosamente conhecido como Birth Box compreendendo fórmulas padrão, (que poderia ser adaptado para indivíduos específicos), com o objectivo de apoiar as mais comuns experiências e desafios que surgem durante a gravidez, o próprio parto e pós-parto.

Dirige a Herdade Melilotus Herb Farm perto de Lagos, Algarve, com o seu parceiro e continua a oferecer consultas sobre ervas, aprendizagens, cursos de ervas e círculos de estudo e aulas online, cursos e mentoria.

Terapeuta de Saúde Natural da Mulher

Rita Rosa

A Rita começou a sua jornada na Medicina Tradicional Chinesa e é o que, ainda hoje, alicerça o seu trabalho e a procura pela causa com uma visão mais holística.

A paixão por uma alimentação integrada levou-a a mergulhar no mundo transformador da alimentação energética e daí para o desenvolvimento pessoal, cosmética natural, aromaterapia e Herbalismo no Feminino.
A sua missão é dar-te ferramentas que aliam a nossa sabedoria ancestral com as necessidades atuais.

Parteira & Herbalista Clínica

Tamara Hiller

Tamara Hiller, cresceu na Alemanha e é uma parteira profissional que vive com a sua família em Barão de São João, Algarve, Portugal.
Viveu 10 anos no Brasil, onde co-fundou um projecto de eco-comunidade. Ela está actualmente em formação no Instituto International Educativo Integrativo com o objectivo de se tornar uma Herbalista.
Registada pelo American Herbalists Guild. O seu trabalho e interesse concentram-se na saúde das mulheres e no autocuidado herbal para condições crónicas. Entre em contacto através de Instagram @herbal.help

Herbalista

Rita Roquette

Herbalista residente no Minho e dedicada às plantas medicinais desde 2010 focando na disseminação das virtudes da flora espontânea de modo a trazê-la para um lugar de relevância no dia-a-dia das pessoas, seja pela cozinha, pelo laboratório, através da arte, da jardinagem ou na floresta.

Fees and Registration

What the students say

“Gostei muito da formação, o facto de usar plantas que crescem à nossa volta facilita imenso, o ser on-line tb tem inúmeras vantagens, mas penso que, enriqueceria ter uma sessão presencial para melhor reconhecermos as plantas.

O conteúdo está óptimo e as formadoras excelentes!

Vou recomendar. Obrigado por toda a partilha.”

Ana Luisa Pereira

“Formação de excelente qualidade e com profissionais fantásticos em cada área de especialização.

Recomendo 💝 “

Joana Duarte

“Esta formação foi muito enriquecedora na medida em que proporcionou uma nova perspetiva ao nível do poder das plantas e, sem dúvida, uma mais-valia para se fazer uma abordagem mais consciente e livre na prevenção e tratamento da saúde da Mulher.”

Vanda Lima

What are you waiting for?

If you still have questions, send an email to gurujot@quinta-do-rajo.pt to clarify!

We're waiting for you!

Shopping Basket
en_GBEnglish